quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Aerosoles diz "não ter condições" para pagar salários de Outubro

De acordo com uma notícia recente da Agência Lusa, veiculada por vários meios de comunicação, a Investvar, detentora dos direitos comerciais da marca Aerosoles para a Europa, Àfrica e Médio Oriente, está em risco de insolvência.

No site da Aerosoles, na secção de notícias, a Investvar anuncia que deixará em Fevereiro de 2010 a marca Aerosoles, lançando a sua marca própria Move On.
A falta de liquidez é a principal razão apresentada para este cenário.


Lembro-me de, quando ainda estudante, ter estado num congresso de marketing onde um dos case studies apresentados era, precisamente, a Aerosoles. Ainda há cerca de dois anos, num outro congresso, voltou a ser apresentado o case studie "Aerosoles".
Será para mim, neste momento, muito fácil especular sobre este assunto, pois nunca consegui perceber esse case studie.
Na verdade, olhando para o calçado por eles produzido, era-me difícil acreditar em tal sucesso.
O trabalho de distribuição, esse sim, parecia-me muito bom. A marca estava bem exposta, com lojas próprias, de rua e de shopping, sempre muito bem localizadas e com um layout agradável e chamativo.
O problema, sempre achei, era que o calçado Aerosoles apostava tudo no conforto e qualidade, mas não apostava no design. Era pouco atractivo, com linhas desactualizadas e sem qualquer glamour.
Nestes anos mais recentes, o aparecimento de concorrência de peso poderá ter pesado, também, neste desfecho que se antevê.

Geox. Penso que todos conhecem esta marca.
Mais uma vez, com uma excelente aposta na distribuição, ainda que com um crescimento lento, a Geox aposta na qualidade, na no conforto, no design e na inovação – para mim, design e inovação são os pontos de diferenciação mais importantes na indústria do calçado.

Os sapatos, mais do que uma commodity, são uma peça de design, de moda, de luxo, de desejo e de diferenciação social. Poucos são aqueles que compram sapatos apenas pela sua utilidade. O que usamos nos pés é algo que nos diferencia, algo que nos confere status ou que transmite um pouco do que nós somos, pessoas mais trendy, ou mais clássicas, não importa.
A Geox, não sendo a empresa com mais design é, pelo menos, uma das empresas com mais inovação, factor, também ele, extremamente importante nesta indústria.
Sem o aspecto ou o toque das grandes marcas de calçado, consegue aliar uma boa dose de design a uma imensa dose de inovação.

Quero com esta pequena abordagem demonstrar apenas que não obstante a qualidade do produto, ou uma grande capacidade de distribuição, é necessário ir mais além.
Na área alimentar talvez não seja necessário um grande rasgo ao nível do design e a qualidade é um pressuposto base, mas seguramente que é necessário um enorme rasgo ao nível da inovação.
Inovação nos processos, inovação na produção, inovação na embalagem, inovação nos rótulos e inovação na distribuição. O mercado tem sempre espaço para a inovação!

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