A pergunta surge na sequência da feira Encontro com os vinhos e sabores, que decorreu de 13 a 16 de Novembro na FIL.
Centenas de produtores, de uma forma individual ou em associação, estiveram presentes no certame, tentando divulgar os vinhos aos consumidores e profissionais que por lá passaram.
Tive a oportunidade de ouvir alguns produtores comentar a fraca afluência de consumidores e profissionais do retalho. Diziam eles que os produtores andavam a dar vinho a provar uns aos outros.
E, de facto, a quantidade de vezes que isso acontece demonstra que há falta de afluência de quem realmente interessa ver presente nestes certames.
A pergunta do título não surge por acaso. Nos planos de marketing, no planeamento de actividades, tenho tido algumas dúvidas sobre o retorno do investimento que se espera obter das feiras em que os produtores participam.
Será que o modelo está esgotado? Será necessário refletir sobre o assunto?
Penso que sim.
Na minha opinião, os promotores deste tipo de eventos têm que pensar que o negócio não é disponibilizar espaço aos produtores presentes.
A tarefa do promotor é, em grande medida, garantir que os produtores presentes terão público em número suficiente, para que possam rentabilizar o investimento.
De que forma isso se consegue? Existem várias. Não me cabe aqui divulgar aquelas que penso serem algumas boas opções.
Sem dúvida que só assim fará sentido continuar a incluir estes eventos nas actividades de promoção dos planos de marketing.
A continuar assim, tenho dúvidas que a curto prazo, se comece a canalizar os investimentos para outras actividades que tragam mais retorno. E são tantas...
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